A maior mina a céu aberto do mundo

14/03/2015


Mina de cobre de Chuquicamata, Chile

As vezes não paramos para pensar sobre como é obtido os metais e minerais que estão presentes em nossas vidas, e eles estão em todos os lugares, dentro de nossa casa mesmo existem diversos metais, muitos deles imperceptíveis. Os metais são extraídos da natureza em forma de minérios, que é uma rocha constituída de algum minério propriamente dito (ferro, cobre, alumínio, etc.), e de sedimentos e outros minerais que não possuem interesse.


Minério de Cobre
Minério de ferro












Na busca desses importantíssimos metais, são feitas verdadeiras crateras no solo para que sejam extraídos, ou tuneis no caso de minas subterrâneas. A primeira imagem acima se trata da mina de cobre de Chuquicamata, no Chile, e é a maior mina a céu aberta do mundo e a segunda mais profunda. Suas dimensões são colossais, possui 6 quilômetros de comprimento, 4 quilômetros de largura e 850 metros de profundidade.

Mina de cobre de Chuquicamata, Chile

Pra dar uma dimensão do que isso significa, o edifício da foto abaixo é o Burj Khalifa, localizado em Dubai nos Emirados Árabes Unidos. É atualmente o edifício mais alto do mundo e possui 828 metros de altura. Esse prédio caberia inteiro dentro da mina de Chuquicamata e ainda sobraria alguns metros.

Edifício Burj Khalifa, Dubai
A mina de Chuquicamata se localiza na pequena cidade de mesmo nome, no deserto do Atacama, que é considerado o mais seco do mundo, a 1240 quilômetros da capital chilena, Santiago. Até os anos 2000 a cidade possuía cerca de 30 mil pessoas, mas atualmente é praticamente inabitada pois 






0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © -2012 Encicloterra All Rights Reserved | Template Design by Favorite Blogger Templates | Blogger Tips and Tricks