Mina de cobre de Chuquicamata, Chile |
As vezes não paramos para pensar sobre como é obtido os metais e minerais que estão presentes em nossas vidas, e eles estão em todos os lugares, dentro de nossa casa mesmo existem diversos metais, muitos deles imperceptíveis. Os metais são extraídos da natureza em forma de minérios, que é uma rocha constituída de algum minério propriamente dito (ferro, cobre, alumínio, etc.), e de sedimentos e outros minerais que não possuem interesse.
Minério de Cobre |
Minério de ferro |
Na busca desses importantíssimos metais, são feitas verdadeiras crateras no solo para que sejam extraídos, ou tuneis no caso de minas subterrâneas. A primeira imagem acima se trata da mina de cobre de Chuquicamata, no Chile, e é a maior mina a céu aberta do mundo e a segunda mais profunda. Suas dimensões são colossais, possui 6 quilômetros de comprimento, 4 quilômetros de largura e 850 metros de profundidade.
Mina de cobre de Chuquicamata, Chile |
Pra dar uma dimensão do que isso significa, o edifício da foto abaixo é o Burj Khalifa, localizado em Dubai nos Emirados Árabes Unidos. É atualmente o edifício mais alto do mundo e possui 828 metros de altura. Esse prédio caberia inteiro dentro da mina de Chuquicamata e ainda sobraria alguns metros.
A mina de Chuquicamata se localiza na pequena cidade de mesmo nome, no deserto do Atacama, que é considerado o mais seco do mundo, a 1240 quilômetros da capital chilena, Santiago. Até os anos 2000 a cidade possuía cerca de 30 mil pessoas, mas atualmente é praticamente inabitada pois
0 comentários:
Postar um comentário